V Ciclo de palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos
V Ciclo de palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos

V Ciclo de palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos

As grandes conquistas em nossa região

Categoria: Recursos Genéticos

Coordenador: Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira

Inicia em: 30 de Junho de 2021, 17:00

Termina em: 30 de Junho de 2021, 19:00

A fim de promover os esforços que a Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola e a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos/Rede Sudeste de Recursos Genéticos tem realizado nos últimos anos em temáticas pertinentes à sociedade, convidados a participarem no V Ciclo de palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos

Destacamos que a Rede Sudeste de Recursos Genéticos em 2020 teve a participação de 28 palestrantes, 1500 inscritos em 7 eventos contínuos. 

O Cine Darcy - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - apoia o V Ciclo de palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos e irá transmitir o evento em parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola, Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e Rede Sudeste de Recursos Genéticos.

O V Ciclo de palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos acontecerá de forma virtual pelo Facebook e YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=DQPWVrhTw0E http://facebook.com/cinedarcyuenfacontecerá no dia 30 de junho de 2021, a partir das 17h (horário de Brasília).

Num momento de grande visibilidade das instituições que estão engajadas em eventos online, o objetivo desta proposta é a popularização da ciência e o estímulo à interlocução de diferentes profissionais e áreas do conhecimento. Desta forma, pretendendo gerar, de forma acessível, informal e gratuita a possibilidade da uma ampla participação da sociedade. Por isso, o evento será gratuito, com emissão de certificados; no entanto, será obrigatória a inscrição no site.

A temática central deste V Ciclo de palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos está relaciona as grandes conquistas em nossa região quando o assunto é a conservação e melhoramento dos recursos genéticos animais. Nesse sentido, surgem alguns questionamentos. Quais são os grandes desafios que atualmente os pesquisadores se confrontam na região sudeste face à pesquisa e desenvolvimento em recursos genéticos animais. Que projetos tem sido desenvolvido pelas instituições para o resgate de algumas raças menos conhecidas da população? Que metodologias tem sido aplicadas para a conservação e melhoramento dessas raças? E talvez a questão chave: que conquistas merecem ser destacadas na nossa região quando o assunto é recursos genéticos animais. Essas e outras questões farão parte do nosso Ciclo de Palestras da Rede Sudeste de Recursos Genéticos. Teremos dois sistemas de transmissão (Facebook e Youtube) que serão enviados via e-mail.


PROGRAMAÇÃO:

17h – Dra. Aparecida Madella (Instituto Federal do Espírito Santo - campus Alegre) - Cenário da caprinocultura: desafios e sustentabilidade

17h35 – Dra. Maria Cristina Gaglianone (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) - Diversidade de abelhas e sua importância para o desenvolvimento sustentável

18h05 – Dra. Cintia Marcondes (Embrapa Pecuária Sudeste) - A raça paulista Canchim: passado, presente e futuro

18h35 – Sessão de respostas

19h - Encerramento.

 

Participem!

Sejam todos muito bem-vindos, sua presença é importante!

Dr. Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira

(Presidente da Rede Sudeste de Recursos Genéticos)

  • Inscrição gratuita

    De 27 de Abril, 00:00 a 30 de Junho, 23:59
    Gratuito